Tratamos e
potenciamos
pessoas.

Intervimos em diferentes áreas, entre as quais destacamos a Terapia Manual e Musculoesquelética, Fisioterapia Invasiva, Ecografia, Desporto, Gerontologia, Neurologia e Exercício Clínico.

Áreas Clínicas

Fisioterapia Invasiva Ecoguiada

Áreas Clínicas

3

Ecografia Musculoesquelética

A Ecografia Musculoesquelética é uma ferramenta importante na prática clínica do Fisioterapeuta, quer na identificação da estrutura afetada, quer na avaliação da evolução das lesões.

Permite-nos, em tempo real, programar e adequar a técnica de intervenção, bem como proceder a uma aplicação mais segura e precisa.

Punção Seca

A Punção Seca ou Dry Needling, consiste numa técnica invasiva com evidência científica comprovada, na qual estimulamos áreas de placa motora disfuncionais, com recurso a uma agulha. É utilizada no tratamento da dor muscular e da fáscia, procurando aliviar a tensão e as limitações do movimento.

Mesoterapia

A Mesoterapia consiste numa técnica na qual procedemos à administração intradérmica de pequenas doses de fármacos, sendo considerada uma poderosa aliada e coadjuvante terapêutica.

Neuromodulação Percutânea

A Neuromodulação Percutânea Ecoguiada é uma técnica eficaz e segura no tratamento da dor. Podemos definir como uma técnica de fisioterapia invasiva indolor, que consiste na aplicação de uma estimulação elétrica de baixa frequência, através de uma agulha, num nervo periférico ao longo do seu trajeto com o auxílio de ecógrafo. Com a Neuromodulação procuramos o restabelecimento da função normal do sistema nervoso, melhorando a função neuromuscular, os padrões de recrutamento muscular e controlo motor. Esta técnica é especialmente indicada para tratar casos de dor crónica (dor existente há mais de 3 meses), instabilidade articular, disfunções da coluna vertebral, hérnias discais associadas a dor irradiada, lesões tendinosas e musculares.

Eletrólise Percutânea

A Eletrólise Percutânea é uma técnica de Fisioterapia Invasiva que consiste na aplicação ecoguiada de uma corrente galvânica através de uma agulha de punção, que produz um efeito analgésico ao nível de tecido mole músculo-esquelético, bem como um processo inflamatório local que facilita a fagocitose e a reparação do tecido afetado. A resposta do organismo a esta terapia é imediata, sendo que em muitos casos o paciente refere uma melhoria dos sintomas na primeira sessão.

Exercício Terapêutico

Áreas Clínicas

3

Pilates Clínico

O Pilates Clínico é um método de treino que utiliza uma diversidade de exercícios de forma a fortalecer o nosso corpo, alongar os nossos músculos e estabilizar a nossa região lombo-pélvica.

A sua essência baseia-se na respiração controlada e na contração dos músculos abdominais mais profundos.
O Pilates Clínico foca-se na execução correta do movimento e não na quantidade,  posicionando-se no mercado como uma vertente mais específica para a reabilitação.
Os exercícios são decompostos em diferentes níveis de dificuldade, para que cada indivíduo possa iniciar a sua recuperação e aprendizagem em graus mais simples e ir evoluindo de acordo com as suas capacidades e melhorias.

Exercício Clínico

O Exercício Clínico, passa por uma avaliação individual de cada paciente baseada em diferentes exercícios de modelo funcional, em que procuramos potenciar a mobilidade, estabilidade, e equilíbrio de toda a estrutura do corpo humano. Na onFisio, acreditamos que o exercício orientado por um Fisioterapeuta tem um papel coadjuvante e imprescindível no processo de reabilitação.

Terapia Manual

Áreas Clínicas

3

Terapia Manual

A Terapia Manual oferece abordagens diferenciadas para restabelecer a função dos tecidos. É uma técnica terapêutica na qual a principal ferramenta de trabalho são as mãos dos fisioterapeutas. É aplicada em alterações neuro-músculo-esqueléticas, em estruturas como as articulações, músculos, fáscia e sistema nervoso periférico.

Método de POLD

O Método de POLD consiste num conceito inovador na área da fisioterapia manual especializada criado, estudado e desenvolvido em Espanha, pelo Dr. Juan Vicente López Díaz. Baseia-se na aplicação de uma mobilização passiva oscilatória com a frequência da ressonância sobre a coluna vertebral, tecidos moles e articulações, mantida durante toda a sessão de tratamento de forma a obter efeitos neuro-fisiológicos e biomecânicos de grande eficácia terapêutica.

Drenagem Linfática

A Drenagem Linfática pode ser utilizada com fins terapêuticos ou estéticos, podendo tratar-se de uma Drenagem Linfática mecânica (pressoterapia) ou de uma Drenagem Linfática Manual.
É indicada para a retenção de líquidos, diminuição da celulite, perda de volume, má circulação, drenagem de líquidos inflamatórios, edemas pós-traumáticos e pós-operatórios, ou edemas pós esvaziamento ganglionar, entre outros.

A Pressoterapia funciona através de um sistema de pressão alternada, que estimula a correta circulação venosa e linfática.
A pressão utilizada e duração do tratamento varia consoante a indicação clínica e avaliação do profissional de saúde.

A Drenagem Linfática Manual – Método Leduc –  é uma técnica de massagem altamente especializada e caracterizada por pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes, que percorrem o trajeto do sistema linfático, favorecendo assim a circulação linfática.

Osteopatia

A Osteopatia é um sistema de tratamento que ajuda a aliviar, corrigir disfunções e recuperar lesões musculoesqueléticas e alterações orgânicas em geral. Trata-se de uma abordagem com metodologia própria, desenvolvida nos Estados Unidos, pelo
Dr. Andrew Taylor Still em 1874, com diagnóstico e tratamento baseado na anatomia, fisiologia e patologias do corpo humano.

Destaca-se pelo conceito de análise e tratamento holístico do corpo. Através da intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, sistema nervoso, vascular e linfático), a osteopatia visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais.

Dentro da Osteopatia, existe a intervenção na área da Pediatria, para idades compreendidas entre os 0 e os 18 anos.

 


Osteopatia Visceral

A Osteopatia Visceral é uma área de atuação da osteopatia, que visa a utilização de manobras passivas e o alongamento miofascial  para o tratamento de disfunções viscerais, o que permite libertar aderências que podem dificultar a irrigação sanguínea dos órgãos afetados. Tem uma importância fulcral para a melhoria da função dos mesmos e a diminuição das queixas a nível físico.

A Osteopatia Visceral atua nas mais variadas patologias/queixas, tais como:

– Hérnia de hiato;
– Azia
– Obstipação, gases, hemorroidas e outros distúrbios;
– Esofagite e gastrite;
– Dificuldades de digestão;
– Distúrbios renais;
– Incontinência e infeções urinárias de repetição;
– Infertilidade;
– Alterações do ciclo menstrual, dor abdominal, torácica relacionada com relações sexuais e cólica renal.

Fisioterapia ao Domicílio

3

Fisioterapia ao Domicílio

A Fisioterapia ao Domicílio tem o objetivo de proporcionar aos utentes maior conforto e privacidade na realização de tratamentos. Esta destaca-se por ser um serviço diferenciado e altamente individualizado, com a possibilidade de um acompanhamento mais próximo por parte dos familiares durante todo o processo de recuperação e tratamento. O tratamento é realizado dentro do contexto real do utente, sobre o qual se desenrolam as atividades diárias, o que favorece a recuperação, independência e prevenção.

Saúde da Mulher

3

Fisioterapia do Pavimento Pélvico

O Pavimento Pélvico localiza-se na base da nossa bacia e garante o suporte dos órgãos pélvicos. Tem funções de continência urinária e fecal e de relaxamento (função sexual, esvaziamento da bexiga e ampola retal e parto).

Quando devemos recorrer a uma consulta desta especialidade?

– Incontinência urinária e fecal;
– Dor a evacuar ou na micção;
– Obstipação;
– Prolapso (descair) dos órgãos pélvicos;
– Dor ou desconforto durante o ato sexual (dispareunia);
– Na gravidez / pós parto – de forma preventiva para evitar complicações (prolapso, incontinência, lacerações), para fortalecimento e para tratamento de cicatrizes e outras complicações.

Nutrição

3

Nutrição

A Nutrição é uma ciência saúde que se dedica a estudar as relações entre os alimentos, a sua composição nutricional e o impacto na saúde e na doença. A alimentação desempenha um papel essencial na prevenção e tratamento de diversas patologias.

O Nutricionista é um profissional de saúde responsável pela orientação de um plano alimentar equilibrado e adequado ao indivíduo, a fim de promover a saúde e prevenção / tratamento de doenças.

Podologia/Podoposturologia

Podologia/
Podoposturologia

3

Podologia/Podoposturologia

A Podologia é uma área da ciência dedicada ao estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento de alterações dos pés e das suas repercussões no corpo humano.
A Podoposturologia é uma área que tem com reeducar e realinhar toda a estrutura do corpo, a partir da prescrição de palmilhas posturais.